Praticar atividade física melhora sua capacidade cognitiva

Plataforma de desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais

Praticar atividade física melhora sua capacidade cognitiva

envelhecimento idoso bem sucedido com acupuntura

atividade física só vai fazer bem para você, ela trás resultados para uma vida toda, não deixe nunca de praticar exercícios, pois ele vai ajudar a manter a saúde física e até mental. A prática de atividade física melhora muito a capacidade cognitiva das pessoas, quer saber porque? Acompanhe nosso artigo e veja esse e outros benefícios.

Já observou que quando começar a fazer atividade física fica mais disposto, tem menos sono durante o dia e mais disposição para fazer suas tarefas? Provavelmente você observou, além disso uma pessoa que faz atividade física se sente tão bem que quer sempre fazer mais e continuar com o mesmo foco. A capacidade cognitiva melhora muito com a atividade física, mas o que é cognição?

 Dr. Marcus Yu Bin Pai
CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 – 65524 |

cognição

cerebro e dor

Esse é o processo de obter conhecimento através da atenção, memória, juízo, percepção, associação, raciocínio, pensamento e linguagem. Isso quer dizer que a cognição é a forma que o cérebro aprende, percebe as coisas, pensa e recorda tudo o que já viu e através dos cinco sentidos que temos.

É com esse mecanismo que nós humanos usamos para interagir um com o outro, falando, pensando e raciocinando. O problema é que quando não usamos muito bem esse mecanismo ele começa a falhar e ter problemas, as pessoas não consegue encontrar soluções dos problemas, começam a esquecer e tem dificuldade de pensar rápido.

Quando isso começa a acontecer é importante ficar de olho, até porque muita coisa influencia e não é apenas as idade que conta na perda da cognição, hábitos alimentares, falta de exercício e outras coisas podem atrapalhar. Veja agora como a prática de atividade física pode melhorar sua capacidade cognitiva.

Atividade física /capacidade cognitiva

pratique exercicios fisicos

Quem precisa passar em um vestibular, um concurso, precisa ter uma ideia para o trabalho ou fazer qualquer outra coisa que envolve pensamento e estudo muitas vezes fica o tempo todo sentado estudando e pensando e se esquece de outras atividades. Parar um pouco, fazer outras atividades e praticar exercício também é importante e vai ajudar na capacidade cognitiva.

Fazer um exercício físico regularmente dá ao corpo uma importante dose de energia, com isso a pessoa fica mais disposta para fazer as tarefas do dia a dia. Quando você faz um treino regular seu corpo acostuma com isso, no início é normal sentir dor e ficar exausto, mas com o tempo o corpo acostuma e você não sente mais cansaço muscular.

Com a cognição é a mesma coisa, você pode se sentir exausto no final do exercício e com a mente cansada, mas com o tempo a atividade cognitiva vai ser melhor executada.

Quando uma pessoa para de fazer exercício o contrário acontece, ela começa a perder o ritmo e o condicionamento físico, isso acontece gradualmente, além da perda do rendimento físico a atividade intelectual também começa a perder o rendimento. Isso é muito ruim para o corpo, por isso falamos no início desse artigo que a atividade física ajuda a manter a saúde física e mental bem e saudável.

As pessoas que antes praticavam exercício físico e perderam o ritmo começam a ter problemas como cansaço extremo, noites mal dormidas e menor capacidade de produção. Elas culpam esses problemas ao aumento de trabalho e a rotina muito cansativa, mas a verdade é que a capacidade cognitiva diminuiu por causa da falta de atividade física, se essa mesma pessoa voltar a ter um ritmo de exercícios tudo vai melhorar.

Isso acontece porque durante a atividade física o cérebro se beneficia de diversas maneiras, as células começam a funcionar em um nível superior, por esse motivo o indivíduo se sente mais alerta durante o exercício e ao longo do dia. Com a regularidade o cérebro começa a acostumar com o aumento da frequência de sangue e se adapta ligando ou desligando alguns genes. Tudo isso estimula o melhor funcionamento das células cerebrais.

O melhor de tudo é que a atividade física ainda ajuda a prevenir problemas como AVC, Parkinson e Alzheimer.

O exercício ainda libera dopamina, glutamato e serotonina que é conhecido por seu papel no humor. Além disso, a atividade física ainda influencia o hipocampo, hipófise e o hipotálamo, veja a função de cada um:

Hipocampo – Ele é responsável pela aprendizagem e memória, o exercício facilita o processo de fazer novas células, pois dá mais oxigênio adicional ao cérebro.

Hipófise – É um centro de controle que alerta as glândulas supra-renais a bombear os hormônios importantes para movimento que vai para fora. Também libera hormônios de crescimento.

Hipotálamo – Ele é responsável pela temperatura do corpo, equilíbrio de sal e água, entre outras coisas. Durante o exercício o corpo se aquece e o cérebro manda uma mensagem para a pele produzir suor e manter o corpo mais fresco.

Essas atividades mantêm o cérebro funcionando muito bem e isso é importante.

Já percebeu como a atividade física que você faz ou deixou de fazer faz uma grande diferença para a sua capacidade cognitiva?

Não importa se você corre, nada, faz musculação, ginástica ou qualquer outro exercício, eles podem ajudar muito não só a emagrecer, manter o corpo saudável ou ter massa muscular. A atividade física é extremamente importante e não pode ser deixada de lado em momento nenhum da sua vida.

Se você ainda não faz atividade física e acabou de perceber como ela é importante não deixe de conversar com seu médico, faça exames para saber como anda o seu corpo, os níveis de substâncias e vitaminas importantes. Fazer um check-up antes de começar a se exercitar é muito importante, independente da idade, isso vai ajudar a evitar exercícios que você não pode fazer.

médico também vai informar as melhores atividades físicas se você tem problema na coluna por exemplo, o exercício não precisa ser intenso, você pode fazer yoga ou pilates que são exercícios que desenvolve mais o alongamento do corpo. Essas atividades são muito indicadas para pessoas com problemas nos ossos e musculares. Até mesmo o alongamento já faz uma enorme diferença.

Jamais deixe o exercício físico de lado, escolha uma atividade de que gosta e comece.

Você vai perceber que terá uma melhor tarefa intelectual, vai conseguir dormir melhor, a disposição para o cotidiano vai mudar e você não vai saber o que é fadiga intelectual ou física.

Transforme sua vida com a atividade física, veja a melhora que ela fará em você e depois volte aqui para contar o que você percebeu na capacidade cognitiva depois dos exercícios físicos.

Não deixe de compartilhar com seus amigos também, quem sabe você não influencia um amigo e ganha um companheiro para fazer as atividades junto com você.

 Dr. Marcus Yu Bin Pai
CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 – 65524 |

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: