5 Dicas para estimular as habilidades socioemocionais nos seus filhos!

Plataforma de desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais

5 Dicas para estimular as habilidades socioemocionais nos seus filhos!

Criança triste

Como devemos reagir a abordagem inesperadas dos nossos pequenos? E quando é mãe de primeira viagem? O que devemos fazer?

Neste post iremos lhe dar 5 dicas essenciais para estimular as habilidades socioemocionais dentro do ambiente familiar.

Muitas vezes não sabemos como lidar com o tédio, tristeza e desânimo, isso já é difícil para nós, imagina para os nossos filhos. A grande maioria dos pais tendem a minimizar as emoções negativas dos filhos, sem perceber obviamente, mas as vezes tratando alguma crise aparentemente boba de ciúme com certa ironia, ou até mesmo levando na brincadeira, isso acaba causando uma certa repressão sentimental. Alguns pais resolvem algumas crises comprando algum jogo novo no celular ou algo para simplesmente “calar” seus filhos, ao invés de tentar entender o que realmente está acontecendo.

Dica N°1: DESÂNIMO, TÉDIO E TRISTEZA DEVEM SER NOTADOS.

Por mais que cada um tenha sua personalidade, o correto é ver uma criança sempre com grande energia, e por mais tímido(a) que seja as crianças sempre estarão dispostas a brincar. Comportamentos como dormir demais, não querer se alimentar, não querer sair de casa pode ser um sintoma de tristeza e isso pode levar a problemas maiores. Portanto sente e converse com o seu filho ou procure um psicólogo o quanto antes!

Dica N°2: ESTIMULE A RESILIÊNCIA.

Devemos zelar pelo bem-estar dos filhos, mas poupá-los de situações desconfortáveis não estaria ajudando na formação e desenvolvimento pessoal dos pequenos.

Deixar o seu filho jogando vídeo game o dia inteiro, deixar que com salgadinhos, batata frita e doces em todas as refeições farão seus filhos futuros infelizes. As frustrações em algumas situações ajudam a serem mais pacientes e tolerantes.

Dica N°3: LAPIDE A GENEROSIDADE.

É fundamental ensinar a importância do dividir, isso garante bons relacionamentos em todas as áreas de suas vidas, sendo escolas, trabalhos, família e etc. Envolva as crianças em ações de troca ou doações de brinquedos para crianças carentes, isso ensina a pensar no próximo e pode tornar pessoas melhores.  

Dica N°4: MANTENHA CONTATO E BOM RELACIONAMENTO COM A ESCOLA DO SEU FILHO.

O ponto principal nesta dica é SEMPRE ter contato e bom relacionamento com a escola do seu filho, pois o comportamento da escola é uma extensão de casa. Como não podemos acompanhar diretamente convivendo com nossos pequenos na escola, mantenha um bom relacionamento e procure saber como ele se comporta com seus colegas.

Dica N°5: EXPERIMENTE APRESENTAR UMA VISÃO AMPLA DO MUNDO.

Experimente mudar a rotina de vez em quando, apresentando novas brincadeiras para seus filhos, apresentando novas culturas, manias, receitas culinárias, ensine o seu filho que a diversidade é algo importante e que todos podemos ser quem quiser tornando o mundo poderoso e mágico!

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: